Avançar para o conteúdo principal

Lulas Cheias



Depois das favas hoje fiz outra iguaria. Lulas cheias.
Para os comuns mortais são lulas recheadas.
Para nós não!
A receita era da avó-da-nês das Quatro-Estradas.
Comprei lulas congeladas, mas com frescas é ainda melhor e mirram menos.
Mas não tem nada que saber.
Numa taça colocamos duas colheres de sopa de arroz (carolino para o bago ser mais pequeno), meio chouriço bem picadinho, os tentáculos das lulas cortadinhos e tomate picado (eu coloquei um bocadinho de polpa daquela com que tem cebola e manjericão, mas devia ser do fresco pelado).
Enchem-se com uma colher (mal cheias porque o arroz incha e elas rebentam) e fecham-se com um palito.
Fiz isto ontem porque hoje não daria tempo.
Num tacho cobre-se o fundo com azeite e deixa-se cozinhar em lume brando. Pode-se salpicar de sal quando estão quase prontas, mas não precisa se o chouriço já for apetitoso.
Acompanhei com batatas fritas e salada.
E viajei no tempo muitos anos... para o Algarve, para as vezes todas que almocei em casa da mãe-da-nês, para os almoços de domingo da minha mãe.
Experimentem que vale muito a pena.
E nestes tempos é bom não comer sempre a mesma coisa para os dias não parecerem todos iguais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Usei a cabeça toda

  Hoje a Nôno teve teste. A caminho de casa disse: - O teste correu-me bem. Achei fácil. - Ainda bem, é sinal de que estavas preparada. - Até fui a segunda a terminar. - Não sei se isso é bom... - Fica descansada, usei a minha cabeça toda! - Então óptimo! - Mas não foi a cabeça. que fez o teste. Foi a mão...

Cana rachada

  Os meus filhos estão na mesma escola onde eu estudei. Das várias por onde passei, foi onde mais senti que sabiam quem eu era. Foi onde fiz a primeira comunhão. E todas as meninas estavam no coro nessa cerimónia.. Depois disso, a irmã responsável (que já era velhinha na altura e não me consigo lembrar do nome dela) disse que, se eu quisesse, podia não ir mais. Eu percebi e aceitei. Quando fui para a Academia da Força Aérea quis muito ir para o coro. E quase ninguém quer. Nas audições é frequente cantarem o Atirei o pau ao gato ou a Oliveirinha da serra para não ficarem. Eu cantei o Pai Nosso em ti cremos. E sei que só fiquei como suprano porque o capelão intercedeu muito por mim. Depois de um ano de ensaios até melhorei um bocadinho. No Karaoke só não é de chorar se o Bruno cantar comigo. Há uns dias estava a cantar com a Nôno o Chuchua Chuchua Chuchua ua ua. Uma música muito pateta mas que quem tem crianças sabe qual é. Não tem grande ciência e não exige particular talen...

O moreno e a branquinha

  O Martim está no seu terceiro dia de praia e tem já uma cor invejável. A Nôno tem uma semana completa e nem se nota a marca do fato de banho. Mas há uma explicação óbvia, segundo ela: - Eu corro muito e o sol não me apanha!