Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2021

Pirulito com asas

Hoje depois de um belo mergulho, a Nôno comenta: - Engoli um periquito!

Português a rebolar

 Primeiro dia da colónia de férias. - Martim, posso perguntar-te uma coisa? - questiona a Nôno. - Chuta! - eis a resposta - Estás a gostar do jantar, Nôno? - pergunta o Martim - Está muito nice! - responde a Nôno. O Camões está a contorcer-se. Não sei onde isto irá parar.

Boas férias

Chegou ao fim mais um ano letivo. No ano passado terminou com aulas on-line. Neste ano as aulas nunca mais acabavam. Cada vez sinto mais que as férias escolares não são aqueles meses imensos, que nos deixavam com saudades da escola. Setembro está ao virar da esquina e crianças e professores ainda nem saíram das escolas. Sempre ouvi que quando estamos cansados de andar, devemos começar a correr, porque vamos ter novamente imensa vontade de andar. Uma forma positiva de encarar as coisas. Mas o tempo voa. O Martim tem só mais um ano de colégio. A Nôno está a caminho da primária. Já não há bebés em casa. E dentro em breve têm agendas pessoais. Está imenso calor. Só me apetece comer sardinhas, caracóis e ir à praia. Só não sei bem por que ordem de prioridades. Arejem a cabeça. Tentem ir a um sítio onde nunca tenham ido antes. Façam cada vez mais o que vos apetece mesmo. Inovem, desafiem-se, apanhem sol e dormitem numa boa sombra. Boas férias!

Flor

Hoje, numa sala de espera, deparei-me com algo surpreendentemente atencioso. Em vez das habituais sinaléticas com a informação: - Não sentar!, os lugares que devem ser deixados vazios tinham, todos eles, uma flor. Porque ninguém se senta em cima de uma flor, nem mesmo das artificiais. Uma boa ideia, não acham?

Café que não é só café

Tenho um horário de trabalho particularmente agradável. Para mim é importante entrar cedo para poder sair cedo. O teletrabalho é uma moda recente na minha vida, um filho do coronavirus. E nos dias em que assim estou, não há um horário de entrada fixo, porque também não acaba à hora do costume. Há telefonemas, mails, mensagens até muito mais tarde. Tudo tem dois lados. Mas o lado bom é que posso agora beber café com as mães de amigos dos meus filhos. Novas amigas. E as manhãs têm começado muito melhor do que quando fazia 10km em contra relógio. Não de bicicleta, mas no transito de outras manhãs, de outros tempos. Tudo tem dois lados. Há que aproveitar o lado bom. 

Arroz ou unicórnios

- Nôno, como é que há outra vez arroz debaixo da tua cadeira? - Pelo menos são unicórnios...

Aprender nos cálculos

  A Nôno ontem pastelava com o jantar, e o Martim comentou: - Não andas a comer nada de jeito! - A Nôno está a trabalhar para a operação biquini. Tu sabes o que é isso? - perguntou o Bruno. - Sei, é para ficar magra! - retorquiu - Como é que tu sabes isso? - perguntou o Bruno com espanto. - Aprendi nos meus cálculos.