Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2021

Concurso de Desenho

 A APCER está com uma grande iniciativa: o 21º concurso de desenho. Quando cresceres e fores adulto em que tipo de Ambiente gostarias de viver? Não são somente os humanos que vivem na Terra. Partilhamos este Planeta com animais, pássaros, peixes, insetos, árvores e plantas. Pensa num Planeta onde todos os seres vivos possam viver juntos e faz um desenho da tua imaginação. "O Planeta Terra em 2030" Em vez de nos preocuparmos apenas em viver comodamente, precisamos de agir para proteger o Planeta Terra, mesmo que seja um pouco incómodo e exija algum esforço da nossa parte. Países de todo o mundo trabalham em conjunto, para criar um meio ambiente no qual seres humanos e outros seres vivos possam coexistir durante muitos anos.

Plantas que arrotam

 As nossas orquídeas estão a ter novos galhos e a começar a florir. - A orquídea é a minha planta favorita porque é muito calma - disse a Nôno. - Também adoro! - Só não gosto muito de plantas carnívoras, porque elas comem mosquitos e depois arrotam! Onde é que ela vai buscar isto?

Nada Fácil

- Às vezes ser mãe não não deve ser nada fácil! - dizia-me o Martim. - E ser mulher? Também não é nada fácil! - comentou a Nôno. - Pois, que é o que tu és!

Quaresma

Hoje iniciamos a Quaresma. Tal como no ano passado, estamos confinados e, quem sabe, se não será mesmo por mais 40 dias. O Papa Francisco sabe sempre como tocar nos nossos corações e deixa uma mensagem de coragem e de amor. Adorei e partilho convosco a parte que mais me tocou: Queridos irmãos e irmãs, cada etapa da vida é um tempo para crer, esperar e amar. Que este apelo a viver a Quaresma como percurso de conversão, oração e partilha dos nossos bens, nos ajude a repassar, na nossa memória comunitária e pessoal, a fé que vem de Cristo vivo, a esperança animada pelo sopro do Espírito e o amor cuja fonte inexaurível é o coração misericordioso do Pai. Que Maria, Mãe do Salvador, fiel aos pés da cruz e no coração da Igreja, nos ampare com a sua solícita presença, e a bênção do Ressuscitado nos acompanhe no caminho rumo à luz pascal. 

Ioga 3D

  A imaginação das crianças é o máximo. Depois de tantos dias em casa, a Nôno dança cada vez mais. - Mãe, sabes o que eu estou a fazer? - Não... - Ioga 3D! - Nôno, não achas que já chega? - pergunta o Martim. - Eu ainda agora comecei...

Aulas confinadas

 E foi hoje. A Nôno, ainda no pré-escolar, tem aulas duas vezes por dia com a sua educadora. Hoje até foi dia de ginástica. O Martim tem o horário completo. Mesmo as aulas de guitarra, que tanto adora. Dá para ver como o seu dia é tão cheio sempre. É intenso. De um lado ouvi: - Mãe, mãe, podes ajudar-me? Do outro: - Professora, professora, professora... Numa manhã de chuva como a de hoje, até soube bem. Não usar máscara, também foi um alívio. Não saber quando isto acaba, uma preocupação. Querer voltar à vida, um desejo intenso. Por agora, gratidão. Por não nos faltar nada. Nem ordenado, nem rede, nem computador, nem todo o apoio.

Tudo leva o seu tempo

  Adoro ter plantas em casa. Aprendi a tomar conta da orquídea, que está a florir pela segunda vez em oito meses. Tenho uma estrela de Natal com três anos, enorme e linda. A deste último Natal também era, mas perdeu todas as folhas e flores (que não são bem flores). Tentei podar para a arrebitar e os rebentos morreram. A Nôno derrubou uma pernada, mas ainda está viva, apesar de pouco bonita. Hoje apanhei-a a fazer-lhe festinhas e depois disse-me: - Não fiques triste, sei que gostas dela, mas tudo leva o seu tempo.