Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2018

Sopa Juliana

Quase todos os dias a Nôno pergunta: - Esta sopa é de quê? Hoje respondi: - É sopa Juliana. Ficou muito intrigada. Passado um bocado perguntou novamente: - Esta sopa é da Joana?

Nôno, a espontânea

  Take 1: Os fins-de-semana têm sido cheios, o que é bom sinal. Muito cheios de coisas que fazemos todos juntos, o que altera as rotinas e aumenta a excitação. Durante o almoço a Nôno quase adormecia à mesa mas depois, não adormeceu no carro e chegou a casa sem vontade de dormir. E disse: - Já não tenho sono mamã, olha! E abriu a boca como um leão, para eu espreitar lá para dentro. Deu-se por vencida no sofá já para o fim da tarde. Take 2: Ontem ao jantar estava a fazer gracinhas para o Martim, o que fazia a sopa pingar da boca. Uma vez, duas, três. Até que o Bruno se zangou com ela. Fez aquela cara 33, de quem ficou chateada, mas também a pensar no assunto. Depois da fruta responde: - Não se fala assim com as filhas!

Automatismos

No Domingo conduzi o carro do Bruno e quando estacionámos comecei a procurar o botão do desligar e perguntei-lhe: - Como é que se desliga isto? - Na chave! -  respondeu um pouco surpreso. Como é óbvia e ridícula a minha pergunta. Mas como o meu carro se liga com um botão, automaticamente fui à procura do mesmo. Somos feitos de hábitos e rotinas que se entranham.

Assoar Crianças

Chegando a esta altura do ano as crianças ficam constipadas. O habitual era limpar o nariz com soro fisiológico e assoar. Na Nôno usava aqueles aspiradores em que parece que estamos a sugar ranho, quais vampiros de nhanha verde. Eis se não quando a minha amiga Soraia me falou do milagre do mercado. Põe fim ao nariz entupido sem rocorrer ao vibrocil ou neo sinefrina. Primeiro mostrei-lhes este vídeo, para verem o que é e que não faz mal. E principalmente, que têm de respirar pela boca. Depois passei a fazer no banho. E é incrível o que sai! Paço a publicidade porque funciona mesmo. Custa quase 20€ o que é caro para um copo com uma palhinha, mas poupam depois de outra maneira. Fica a deixa.

Humanos

Dia Internacional dos Direitos Humanos. Hoje. E todos os dias. Para todos. E todas.

A dormir?

Hoje de manhã vinhamos bem caladinhos no carro a ouvir o Rui Veloso na rádio. Já quase a chegar à escola o semáforo estava verde, mas estava tudo parado porque dois autocarros tapavam a passagem. Eu pensava que cada um estava nos seus pensamentos, quando a Nôno diz do nada: - Estás a dormir ou o quê? - como se estivesse a falar com o motorista de outro carro. Foi mesmo cómico.